A insustentável leveza(?) de ser

Oi gente,

Setembro é especialmente da campanha Setembro Amarelo, que busca conscientizar e prevenir o suicídio. Li muita coisa nesse mês sobre isso, inclusive, acho que essa foi a campanha com maior visibilidade para mim. 
Resultado de imagem para setembro amarelo
Vi muitos debates de conhecidxs refletindo qual a melhor forma de ajudar: disponibilizar inbox para amigxs depressivos ou indicar ajuda profissional? 

Eu, sinceramente, ainda não sei uma fórmula certa de prevenir suicídios. Viver um conflito de ordem psicológica/ mental é muito sério, debilitante e cheio de altos e baixos, mais baixos do que altos. 

Nesse momento (são 00:47) estou pensando nisso e não tenho muitas respostas de como ajudar. Talvez um abraço, um "pode contar comigo" ou "estou aqui com você" salvem o dia de muita gente por aí. Os vínculos também são importantes. Nesses momentos é sempre bom contar com a presença dos amigos e todas as outras pessoas que amamos. 

Nos últimos tempos eu comecei a curtir e acompanhar uma página no Facebook que em muitos de seus posts me fizeram chorar de emoção.

A página Anna Bolena - A perturbada da corte publica as criações da Bianca, que nos últimos tempos está com uma campanha no Catarse. Ela produziu inúmeros quadrinhos sobre ansiedade, depressão, medo e inúmeros outros sentimentos que tomam conta de milhões de pessoas todos os dias. Então eu resolvi escrever para a Bianca e pedir que eu pudesse divulgar o livro que ela está tentando lançar.

Bianca é uma sobrevivente, está lutando e vivendo. Talvez seja possível continuar. Talvez um dia as coisas tomem forma e rumo. Talvez um dia tudo se encaminhe e o que parece um horror agora possa um dia ser apenas uma lembrança distante. Não posso e não tenho o direito de ensinar fórmulas para viver, mas sem dúvidas posso falar que um dia tudo pode passar.

O trabalho dela é muito inspirador e nos faz pensar muito na vida, em nossos sentimentos mais profundos e na possibilidade de sobreviver, de viver.

Comentários

Segue a gente no Facebook ;)

Seguidores

Outros textos que você pode gostar