Os Sonhos de Ícaro

Na mitologia greco-romana existe a história de alguém chamado Ícaro. Ele e seu pai construíram um invento para fugir de um labirinto no qual tinham sido presos como castigo. O pai de Ícaro teve a ideia de construir asas, para que eles conseguissem finalmente sair de seu castigo.

Ícaro ficou muito surpreso e achou aquilo uma fantasia de seu pai. Contudo, o plano funcionou e eles conseguiram fugir. Ícaro conseguiu voar e encantado com o sol, buscava chegar o mais alto possível, sempre encantado pela liberdade de voar e pela beleza implacável do astro rei. 

Ícaro é uma inspiração para tod@s os que anseiam profundamente pela liberdade, pelo desejo de viver livremente e pela beleza da vida. Os Sonhos de Ícaro permanecem vivos.

E como imortalizou o cantor Byafra numa música que tem como inspiração a história de Ícaro: 

"O que sai de mim vem do prazer
De querer sentir o que eu não posso ter 
O que faz de mim ser o que sou 
É gostar de ir por onde ninguém foi"

       

Falo de tudo isso porque tenho um amigo, ele se chama Ícaro Araujo e é autor/criador de um trabalho incrível e lindo. Ícaro, assim como o da mitologia, tem a coragem de alçar voos altos, desafiadores e faz da sua vida uma inspiração para todos e todas que o cercam. Ele vive um momento de TRANSição.

O Brasil é um dos países onde a violência contra as pessoas LGBTT tem estatísticas extremamente elevadas e alarmantes, denunciando como nossas políticas públicas ainda são insuficientes para garantir a igualdade de todos e todas socialmente. Nesse sentido, o trabalho de desconstrução do preconceito, uma educação que respeite e afirme a diversidade e a diferença entre as pessoas é fundamental para garantir que as pessoas transexuais, homens ou mulheres, tenham efetivamente o direito de viver e ser no mundo.

Ciborgues, a vida só tem graça e só é bonita se o amor for compartilhado e vivido. Os discursos de exclusão e ódio não estão com nada. Vivemos tempos muito difíceis e agora, mais do que nunca, precisamos ficar atentos e fortes para que opressões, perda de direitos e o preconceito não sejam a regra.

Uma sociedade mais bonita e justa começa quando entendemos que tod@s merecem respeito, que devemos ser igualmente assistidos pela lei e ter nossa dignidade humana garantida. A felicidade só é plena quando podemos viver sem nenhum tipo de violência.

Os Sonhos de Ícaro é a página onde esse meu amigo expõe seu trabalho e compartilha com o mundo um pouco da sua experiência de TRANSição. Ele e sua companheira fazem coisas lindíssimas: cadernos, ilustrações, fanzines, blusas e inúmeras outras lindezas.

A arte de Ícaro e sua companheira me fazem mais feliz e me aproximaram, simbolicamente, das pessoas e criaturas que amo. Nas paredes do meu quarto as ilustrações do Ícaro e da Elisa sempre me lembram de coisas que meu estado psicológico constantemente me faz duvidar e esquecer: o quanto eu sou feliz e tenho sorte. Os desenhos da minha família e dos meus Aus feitos por el@s fazem eu ter a certeza que a beleza da arte pode dar vida àqueles que já partiram e nos fazer ter boas recordações de momentos que não voltam.

Eu, minha avó e a Paty, minha irmã
Pequenas lindezas que 
representam minha família 
humana e canina.
Desenhos de Ícaro e Elisa.
Ícaro, meu amigo, um homem que todos os dias me inspira a lutar por um sociedade tão linda quanto seus desenhos. Todo o amor que houver nessa vida pra você <3

Sigamos juntos, Ciborgues. E não se esqueçam que agora é sempre um lindo momento para amar e respeitar.                                                    
                    

Comentários

Segue a gente no Facebook ;)

Seguidores

Outros textos que você pode gostar