Fanfiction e fanwriters: o que são, para que servem e onde encontrar


Provavelmente você já deve ter ouvido a palavra "fanfiction", ou suas abreviações "fanfic" e "fic", pelo menos uma vez na vida. Traduzido como "ficção de fã", é exatamente isso, uma ficção escrita por um fã para outros fãs e, aqui, talvez seja preciso grifar que existem milhares de categorias de fanfics, elas vão desde as de personalidades famosas até os desenhos animados, filmes e animes.

O mágico mundo das fanfics existe - de um modo bem simplista de explicar - para fazer a felicidade dos fãs. No meu caso específico, comecei a escrever depois de muitos anos (desde os 12 anos, hoje eu tenho 20) lendo como quem respira, mas percebi que podia oferecer algo mais e me tornar uma ficwriter (escritora de fanfiction). Se você já sabia sobre isso, ou não sabia, agora deve estar se perguntando o porquê da postagem, então vou explicar.

Ainda há muito preconceito contra as fanfics, até mesmo pelas pessoas que estão nessa vida de ler e escrever há muito tempo. Agora é a hora da desmistificação, dos esclarecimentos e de algumas indicações.

~ Por que escrever Fanfics?
Além de ser um ótimo hobbie, serve para fazer a felicidade dos fãs e melhorar a escrita enquanto se diverte escrevendo sobre o que se quer escrever. Dá pra alimentar seu amor pelo crush/bias/senpai, ou ainda transpor sua imaginação sobre aquele filme/mangá/anime/seriado e criar histórias diversas com diferentes categorias em diferentes situações.

~ Em que sites encontrar/escrever Fanfics?
Detalhe à palavra "sites" (não escrevi aplicativos de celular, mas sim "sites"). Os melhores com certeza são os três a seguir:


Nyah Fanfiction! - Essa é a minha plataforma preferida, tanto para ler quanto para escrever fanfics. Simples, bonito e de fácil navegação, Nyah continua crescendo e promovendo a interação entre escritores e leitores, além de ter leitores beta para fazer sugestões, acompanhamento, edições e correções nas histórias de quem solicitar.




Social Spirit - Criei conta, mas não me identifiquei muito com o site na época, mas voltei esses dias e a navegação melhorou imensamente, além de ter ótimas fanfics e ferramentas de pesquisa. Também tem leitores beta, além de *que rufem os tambores* capistas (pessoas que fazem as capas das fanfics <3), nesse sentido tem ainda mais auxílio que o Nyah.




Fanfiction.Net - A navegação dele é mais difícil, mas tem milhões de fanfics, até mesmo traduzidas de outros idiomas por pessoas de bom coração, a maioria é muito boa, por isso indico o Fanfiction.Net principalmente para os leitores. Já para os escritores, acho as ferramentas de publicação muito complicadas, por isso abandonei a plataforma quando o objetivo é escrever, isso não significa que seja ruim, apenas não me agrada, por isso entendam como preferência pessoal.


Obs: não é preciso se render a um site específico, já que há muitos autores de fanfic que preferem escrever em blogs (sejam eles pessoais ou coletivos), páginas do Facebook ou perfis pessoais em outras redes sociais.

~ Por que são importantes?
Quando comecei cometia desvios ortográficos e minhas tramas tinham falhas e pontas soltas, então é óbvio que eu não era a melhor fanwriter com minha primeira ficção (seria muita ingenuidade acreditar nisso). Com a prática, e também com a leitura de fanwriters que eu admirava, comecei a entender o que faltava na minha narrativa, assim pude melhorar. Passei a ter a leitura mais crítica e a ler livros de todos os tipos compulsivamente. Garanto que sem meu exercício de escrita e leitura eu não seria essa graduanda em Letras que vos escreve, inclusive faço questão de indicar aos meus alunos que escrevam sobre seus assuntos/personalidades/séries/animes preferidos. É preciso não esquecer que há a categoria de fanfics Originais, em que se incluem as histórias que são criadas inteiramente pelo autor, ou seja, ele não pegou nada emprestado de lugar nenhum (é quase um livro, dá pra acreditar na criatividade e força de vontade desse povo?).

Você já se aventurou nesse mundo? Prefiro escrever sobre animes nas categorias comédia, romance, universo alternativo, hentai e yaoi (o "yaoi" vou explicar em outra postagem incluindo indicações de animes e mangás). Quais as suas categorias preferidas? Sobre o que você escreve? Em que plataforma? Conta pra gente e deixa o link da sua ou de uma fanfic nos comentários.

Comentários

Segue a gente no Facebook ;)

Seguidores

Outros textos que você pode gostar