Os Meninos do Mundo

Adoro os filmes da Pixar, de verdade. Mas, pra mim, O Menino e o Mundo supera as emoções que se passam na cabeça de uma criança que tem casa, família, amigos, brinquedos etc. 

O Menino e o Mundo mostra o avesso da possibilidade de ter tudo isso. E faz isso com uma sensibilidade e beleza que nos comove e choca ao mesmo tempo. O filme brasileiro não fala da história de uma criança e suas emoções (ou sentimentos), mas fala de quando esses sentimentos não fazem mais o menor sentido num mundo cão, onde todas as desigualdades e misérias não são apenas coisas de adulto, mas de criança também.

O olhar de uma criança desbrava o mundo. O olhar do menino descobre o mundo, um mundo cheio de desigualdades e injustiças, onde a presença do pai não é possível na vida de um filho. O pai do menino, ao que tudo indica, sai de sua aldeia para trabalhar. 

O menino abandona sua aldeia e carrega a lembrança de sua família. Nessa jornada, o menino acaba por descobrir o cansaço do trabalho e da rotina de trabalhadores do campo e da cidade. Ele habita, em suas andanças e buscas, diversas paisagens que denunciam a crueldade e futilidade do mundo (ou seria de seus habitantes?) que consome, destrói e segrega as pessoas dentro de uma lógica de destruição da natureza e da produção de coisas em escala desnecessária. 

Esse filme nos faz conhecer nosso mundo pelos olhos de um menino. E nos envergonhar. Me pergunto desde o dia em que vi o filme no telão do Cine São Luiz: É possível mudarmos para que o(s) menino(s) não sejam sugados por essa existência modernamente consumista e aniquiladora? Esse é o mundo que o menino (os meninos e meninas) precisa ajudar a legitimar? 

Penso numa foto polêmica que vi hoje na internet, será o menino (do filme) um dos meninos (da "vida real") que tiraram foto com uma "grande celebridade"? 

Nessa foto, três meninos negros estão num semáforo, trabalhando. Não estavam na escola, mas em um sinal de uma de nossas "modernas" cidades. O trabalho infantil não deveria ser a realidade de nossas crianças, mas a celebridade deu a seguinte legenda para sua foto: “Daivison, João e Pedro... meus novos amiguinhos ralando para conseguir um dindin”. 

Será um daqueles meninos (ou os três) que assistem e sentem, todos os dias, de uma forma extremamente vulnerável as violências desse mundo, O Menino (do) Mundo?

Acho que sabemos a resposta.

Comentários

Segue a gente no Facebook ;)

Seguidores

Outros textos que você pode gostar