5 Lições que aprendemos com Madame CJ Walker



A vida e a história de Madame CJ Walker é uma série Netflix (2020) baseada na vida de Sarah Greedlove, uma mulher negra, americana, empreendedora e filantropia. 


Mademe CJ Walker foi, segundo o Guiness Book a primeira mulher a se tornar milionária nos EUA.


1 Mulheres são fundamentais na economia


Madame, na série, defende que as mulheres são fundamentais na economia e que o empreendedorismo feminino pode causar muitas transformações sociais e elevar seu povo. O fato de madame pagar bem a suas funcionárias acaba incomodando os homens, que na primeira década do século XX, não querem abrir mão da figura de provedor, mantendo suas esposas submissas.


2 A rivalidade feminina alimenta o patriarcado


A disputa de mulheres, seja por homens, pela alimentação de sentimentos de inveja e rivalidade e por sabotagens umas com as outras só favorece ao patriarcado e mantém as mulheres em situações de vulnerabilidades.


Em um diálogo com Audrey, madame nos oferece uma profunda reflexão:


  • Eu teria feito de tudo para trabalhar com você. De tudo!



.

3 Nunca volte para o que te destruiu



A série aborda temas como protagonismo feminino, violência contra mulheres e racismo. O recorte temporal é uma sociedade que muito recentemente ainda era escravocrata e que conserva diferentes preconceitos contra pessoas negras, sobretudo as mulheres.



Madame é uma mulher gorda e negra e é traída pelo marido, que passa a viver um romance com uma mulher mais jovem, de pele mais clara e com traços considerados "mais finos". Mesmo diante do amor pelo homem, ela recusa suas insistências em retomar o casamento.




4 Nossas histórias nos fortalecem


O silêncio pode ser uma forma de defesa e até nos deixar confortáveis, mas nossas narrativas merecem ser contadas. As nossas histórias não podem ser silenciadas por ninguém.




5 Os Direitos das mulheres não são regalias


Falar sobre emancipação feminina não é uma discussão sobre privilégios, mas sobre direitos. As mulheres tem jornadas triplas de trabalho, não são remuneradas pelo trabalho em seus lares e estão vulnerabilidades a diversas violências na sociedade, algumas explicitadas na série.



.


E você já viu essa série? Que lições aprendeu com Madame CJ Walker? Responde pra gente nos comentários.








Comentários

Postar um comentário

Segue a gente no Facebook ;)

Seguidores

Outros textos que você pode gostar