Correntinhas literárias

A vida no Facebook nos últimos tempos tem sido muito Orkut, né, não, Ciborgues? Inúmeras correntes que vão de signos a livros. Um dos nossos leitores, ao participar de uma dessas correntes, nos pediu que fizéssemos uma lista de sugestões com livros que marcam nossas vidas de leitor@s. Thales, querido acompanhante do Ciborgue, eis nossa lista de livros.


    1. Sombras da Noite (Stephen King)
Resultado de imagem para sombras da noite livroSombras da noite é o melhor livro do Stephen King, com os melhores contos, bem assustadores mesmo com destaque para os contos "O Verme" e "Bicho-Papão".





2. Os Sete (André Vianco).
Os Sete é um romance gótico brasileiro sobre vampiros. O livro puxa mais pra ação do que pro terror, mas a trama é muito bem amarrada e as descrições do André Vianco são maravilhosas. (Indicações de Alexandre Alves)








        3. As Crônicas de Gelo e Fogo (George R. R. Martin)

Resultado de imagem para as crônicas de gelo e fogoSeguramente esses são os melhores livros que já li em toda a minha vida. As narrativas estão ligadas a um lugar, um reino, chamado Westeros, ou Sete Reinos. As narrativas dos 5 livros estão ligadas as disputas de poder entre as Casas (tipo Famílias medievais, com suas casas, seus símbolos, sua linhagem) mais antigas dos Sete Reinos. A narrativa tem várias personagens importantes, mas a história em si consegue ser a protagonista. Os capítulos tem nome de personagens e a forma como vivem e entendem os conflitos vão nos dando dimensões ricas e complexas de cada um/ uma que fazem parte das histórias.





                                       4. A Garota no Trem (Paula Hawkins)
Resultado de imagem para a garota no tremEsse livro foi indicado por ninguém menos que George Martin. Uma trama com um final surpreendente. Esse livro pode ser definido em uma frase: Nada é o que parece ser. A história é contada através dos pontos de vista de três personagens: Rachel, Ana e Megan. Vale muito a pena ser lido e você, em um determinado momento, não consegue parar. Empolga e faz com que o leitor fique curioso para saber o que de fato aconteceu. (Indicações de Marcela Souza Santos)


5. Memorial de Maria Moura (Rachel de Queiroz)

É muito difícil eleger só dois livros, já que todos nos marcam de algum jeito. Por mim, respondia "todos da Rachel de Queiroz" e encerrava essa questão por aqui. Como não é uma opção, meu livro favorito - o eleito número 1 - é "Memorial de Maria Moura", da Rachel, claro. No meio do sertão acompanhamos a saga de Maria Moura, que enfrenta o sertão com seus cabras. A figura feminina principal é extremamente forte, não se curva para ninguém e, por esse seu posicionamento, abdicou também do amor. Por meio de vários pontos de vista, o leitor de depara com o adultério, os assassinatos, as lutas por terras e as posições de homens e mulheres no contexto "sertão", bem como as dificuldades diárias e a organização social. Além disso tudo, Rachel tem um estilo de escrita leve que não te cansa, então são 493 páginas que te prendem carinhosamente.



                                       6. A Droga da Obediência (Pedro Bandeira)
Resultado de imagem para a droga da obedienciaJá que falei de Rachel como primeira indicação, o segundo pódio vai para Pedro Bandeira e toda a série dos Karas. É um dos meus preferidos por que marcou a época que comecei a ler de verdade, a primavera dos meus 12 anos de idade. No livro, um grupo de estudantes da mesma escola se denomina de Os Karas, e eles se envolvem em diferentes mistérios, a primeira de suas aventuras é "A droga da obediência", minha indicação. Boas risadas, boa trama, bom mistério. (Indicações de Laura Penha)



Comentários

Segue a gente no Facebook ;)

Seguidores

Outros textos que você pode gostar